Beyond NEET

Promoção da Inclusão Social de Jovens através do Voluntariado

UMP promove projeto Erasmus+ dirigido a jovens NEET

Em Portugal, haverá cerca de 181 mil jovens NEET. São jovens que não trabalham, não estudam, nem estão em formação, incluindo aqueles que se encontram em situação de desemprego e de inatividade. É a pensar neles e na capacitação das organizações da sociedade civil para os apoiar, que a União das Mutualidades Portuguesas (UMP) e a cooperativa irlandesa Irish Rural Link (IRL) estabeleceram um consórcio para uma candidatura nesse âmbito ao programa internacional Erasmus+. A candidatura foi aprovada e o consórcio prepara-se para colocar em marcha o projeto “Beyond NEET – Promoting youth social inclusion through volunteering”, que contempla várias atividades até setembro de 2023, em Portugal e na Irlanda.

A meta da União Europeia (UE) é reduzir, até 2030, de 13,9% para 9% a percentagem de jovens NEET, sendo que, neste capítulo Portugal apresenta uma taxa de 11%, inferior à média europeia. Através do apoio a iniciativas como esta, a EU procura mobilizar os Estados membros e a sociedade civil para o desafio de promover a inclusão cívica e social estes jovens, através do emprego, formação, empreendedorismo social e do voluntariado.

“Esta é uma oportunidade para conhecer melhor as condicionantes, necessidades e expectativas destes jovens, da UMP e da IRL e promover as mudanças organizacionais que se impõem, através da formação na área do voluntariado, com fins inclusivos”, considera Luís Alberto Silva, Presidente da UMP, acreditando num reforço da cooperação transnacional na área da juventude.

Até setembro de 2023, estão previstas várias atividades a realizar em Portugal e na Irlanda: workshops com jovens NEET, realização de inquéritos a organizações da sociedade civil dos dois países, formação, sessões de trabalho com os membros do consórcio, presenciais e online, e seminários finais, em Portugal e na Irlanda.

 

Irish Rural Link: o parceiro irlandês do projeto

Com sede na Irlanda, o Irish Rural Link (IRL) representa 600 organizações e indivíduos, constituindo-se como organização de cúpula para grupos comunitários, como o The Community Wetlands Forum ou o Meals on Wheels National Network. .

As suas atividades centram-se na categorização dos seus membros em redes temáticas para que cada grupo possa concentrar-se nas questões pertinentes às suas experiências e preocupações do dia-a-dia.

O seu trabalho reforça a capacidade de representação da sociedade civil, representando os interesses e procurando resolver os problemas da comunidade rural de forma coesa e articulada.

 

Segundo projeto Erasmus+ da UMP

Beyond NEET é o segundo projeto internacional em que a União das Mutualidades Portuguesas se envolve. Em 2019, estabeleceu uma parceria com quatro organizações internacionais, nomeadamente a Civic Organization “Development and Initiative” (Ucrânia), EURO SUD (Itália), Federation of Erasmus Student Network Greece (Grécia), Bilgi ve Beceri Dernegi (Turquia) e ESN Porto (Portugal).

O projeto You’Re H.O.M.E (Youth+Refugies-Helping Others Means Europe), que debateu o problema das migrações na Europa, decorreu no Porto e envolveu mais de três dezenas de jovens, da Ucrânia, Itália e Grécia.

Deste encontro com jovens portugueses, resultou a aprovação de uma declaração que foi entregue pessoalmente ao Secretário de Estado da Juventude e a diversas organizações internacionais.