O projeto europeu Beyond NEET 2.0 continua a avançar no terreno e passou recentemente por Esmoriz com duas sessões de apresentação dirigidas a 75 jovens da comunidade. Depois de um primeiro contacto focado em esclarecer dúvidas sobre o programa, esta nova abordagem permitiu destacar o verdadeiro alcance social da iniciativa: capacitar jovens para se tornarem mentores digitais e apoiar pessoas idosas em risco de exclusão digital.
Ao longo das sessões, foi explicado que o Beyond NEET 2.0 não é apenas um programa de formação. Trata-se de uma oportunidade para os jovens desenvolverem competências digitais e pessoais, ao mesmo tempo que assumem um papel ativo na sociedade através de ações de mentoria digital intergeracional. A missão central do projeto assenta na criação de pontes entre gerações, promovendo inclusão, solidariedade e participação cívica.
Os jovens mostraram grande interesse na vertente prática do projeto, nomeadamente no desenvolvimento de atividades de apoio direto a seniores, como ensinar a utilizar ferramentas digitais do quotidiano (email, SMS, serviços públicos digitais, acesso à saúde online, aplicações de comunicação, entre outros).
O projeto Beyond NEET 2.0 é cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus+ e resulta de uma parceria internacional que envolve a União das Mutualidades Portuguesas (Portugal), Irish Rural Link (Irlanda) e Asociación Building Bridges (Espanha)
As próximas ações decorrerão já nas próximas semanas e incluirão momentos de capacitação, seleção de mentores e atividades comunitárias no terreno.
Este projeto reforça o compromisso do movimento mutualista com a coesão social, educação ao longo da vida e solidariedade entre gerações, promovendo oportunidades reais para jovens que estão fora do emprego, educação ou formação (NEET), ao mesmo tempo que responde ao desafio da exclusão digital entre pessoas mais velhas.
Consulte AQUI a galeria de imagens das sessões realizadas em Esmoriz.
