NEETs e Digitalização – A Formação Digital como Chave de Inclusão

NEETs e Digitalização – A Formação Digital como Chave de Inclusão

No contexto da União Europeia, o termo NEET (Not in Education, Employment, or Training – jovens que não estudam, não trabalham nem participam em programas de formação) abrange um grupo diverso de jovens. A digitalização oferece novas oportunidades de inclusão, mas também apresenta desafios que precisam de ser abordados para garantir oportunidades equitativas para todos.

Apesar do elevado uso da internet entre os jovens, persistem desigualdades. Em 2024, 97% das pessoas entre os 16 e os 29 anos na UE utilizavam a internet diariamente. No entanto, a participação em cursos online variava significativamente entre países, com a Finlândia a 53% e a Roménia apenas a 8%. Isto mostra que, embora o acesso à internet seja generalizado, o envolvimento em oportunidades de aprendizagem digital não é uniforme.

O nível de competências digitais entre os NEETs também é preocupante. Em 2023, 28% dos jovens na UE não possuíam competências digitais básicas, percentual que subia para 38% entre aqueles com menor nível educativo. Esta lacuna de competências digitais dificulta o acesso a educação online e oportunidades de emprego.

Programas de formação digital podem desempenhar um papel crucial na integração dos NEETs na educação e no mercado de trabalho.

Iniciativas como o programa ALMA da UE apoiam jovens em situação desfavorecida, oferecendo acesso a emprego ou formação. Estes programas frequentemente incluem formação em competências digitais, aumentando a empregabilidade e facilitando a participação na economia digital.

Espaços de co-working e hubs têm-se revelado eficazes para formação em competências digitais e empreendedoras. Estes espaços permitem que os jovens partilhem experiências e conhecimentos, criando um ambiente favorável à aprendizagem e à colaboração.

Embora a digitalização apresente riscos e oportunidades para os NEETs, iniciativas de formação digital direcionadas podem ser a chave para a inclusão. Ao reduzir a lacuna de competências digitais e garantir acesso equitativo à aprendizagem digital, é possível capacitar os NEETs para participarem plenamente na economia e sociedade digitais.

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