Irish Rural Link

IRISH RURAL LINK CO-OPERATIVE SOCIETY LIMITED
(E10124898 – IE)

País: Irlanda
Cidade: Moate, Westmeath
Website: www.irishrurallink.ie

O que faz? 

A Irish Rural Link (IRL), fundada em 1991, é uma rede nacional de organizações e cidadãos que luta pelo desenvolvimento rural sustentável na Irlanda e na Europa. A IRL, uma organização sem fins lucrativos, que cresceu significativamente desde a sua criação e representa atualmente diretamente mais de 300 grupos comunitários com um total combinado de 25 000 membros.

Tem como missão influenciar e informar os cidadãos sobre políticas e programas de desenvolvimento a nível local, regional, nacional e europeu em prol das comunidades rurais, especialmente aquelas marginalizadas devido à pobreza e exclusão social nas zonas rurais.

A Irish Rural Link emprega 12 colaboradores a tempo inteiro e 15 formadores a tempo parcial.

O programa Farm Peat, que desenvolve, apoia até 80 famílias agrícolas, envolvendo crianças em idade escolar, estudantes e adultos entre os 13 e os 75 anos.

O Programa de Transição Justa envolve até 400 participantes, incluindo crianças, adolescentes, estudantes, idosos e Redes de Participação Pública.

A organização está envolvida no projeto SEAI dirigido a proprietários de casas e empresários; Programa de Segurança Agrícola, que reúne mais de 60 participantes, a partir dos 18 anos; Programa Getting Citizens Online, destinado a Famílias de agricultores, idosos, jovens desempregados e pessoas com deficiência, envolvendo anualmente até 1000 formandos, a nível nacional.

A rede fornece uma estrutura através da qual grupos e cidadãos rurais, representando comunidades rurais desfavorecidas, podem articular necessidades e prioridades comuns, partilhar experiências e apresentar as suas reivindicações aos decisores políticos a nível local, nacional e europeu.

A Irish Rural Link é o único grupo representado nas negociações nacionais de parceria social que representa exclusivamente os interesses das comunidades rurais.

Com vasta experiência em redes rurais, comunicação e consultas, possui uma ampla experiência em investigação e oferta de educação, particularmente no que diz respeito às necessidades de comunidades desfavorecidas ou marginalizadas, incluindo aprendizagem informal no âmbito da juventude. Atualmente, é a entidade de coordenação de grupos comunitários, como o Community Wetlands Forum, a Rede Nacional de Refeições ao Domicílio e a Rede Wild Atlantic Way, que foram constituídos sob a alçada da Irish Rural Link.

A Irish Rural Link atua também como Centro de Formação acreditado QQI (anteriormente FETAC), oferecendo um vasto número de cursos, como o programa Benefit 4, Getting Citizens Online e ainda IT Skills for Farmers, que disponibiliza formação básica em informática a pessoas que nunca utilizaram um computador. O curso básico de informática decorre ao longo de cinco semanas, com sessões de duas horas por semana.