Detalhes da Atividade
- Local: Portugal
- Data: 15/11/2022 a 30/12/2022
Descrição da Atividade
Realização a aplicação de um questionário online, teve como objetivo avaliar as práticas existentes na área do voluntariado em Organizações da Sociedade Civil (OSC) e identificar as necessidades percebidas neste campo. Isto permitirá identificar lacunas nas organizações e as principais áreas de capacitação nos grupos-alvo e beneficiários da atividade, que são as entidades associadas à União das Mutualidades Portuguesas e ao Irish Rural Link.
As principais conclusões do questionário aplicado às organizações no âmbito do Projeto Erasmus em Portugal são as seguintes:
- As organizações reconhecem e valorizam os aspetos positivos do voluntariado, como a Participação Ativa na Sociedade, Ajuda, Cidadania, Solidariedade, Sentido de Missão, Desenvolvimento Pessoal e Altruísmo.
- No entanto, existem desafios significativos, com forte discordância em relação à Obtenção de Lucro, Falta de Compromisso, Acréscimo de Custos, Trabalho Gratuito e Recursos Humanos Pontuais.
- Muitas organizações revelaram falta de conhecimento dos requisitos legais relacionados ao voluntariado e a ausência de planos de voluntariado implementados, principalmente devido à escassez de recursos, falta de tempo e receios relacionados com a criação de expectativas e custos associados.
- As organizações demonstraram interesse em desenvolver planos de voluntariado e aceder a bolsas de voluntariado.
- O voluntariado é reconhecido como importante na integração de jovens inativos ou desempregados, com destaque para a Partilha de Experiências, o Aumento do Compromisso Social e a Entreajuda como itens relevantes.
- As áreas de integração desses jovens variam, enfatizando a necessidade de recursos, formação, segurança no ambiente de voluntariado, parcerias, acompanhamento e apoio frequente.
Estas conclusões fornecem uma visão abrangente das práticas e necessidades de voluntariado nas Organizações da Sociedade Civil, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de voluntariado mais eficazes e para a promoção da empregabilidade dos jovens no futuro.
ANEXOS